segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Fazendo baliza, sem destruir o carro I



Quem aqui nunca passou por uma situação onde queremos estacionar o carro, mal tem vagas, tem sempre um idiota atrás buzinando querendo passar, ou sempre tem um bando de homens que quando vê que uma mulher está prestes a estacionar já começam a rir e param para apreciar o espetáculo?
O pior é que por causa da falta de treino e do nervosismo sempre damos um show na baliza, ou a gente deixa tudo torto (inclusive a lataria do possante), ou desiste e vai para casa, ou pior desce e pede para o primeiro homem que passar estacionar para nós.
Mas conseguimos dicas e um vídeo (com homens, fazer o quê?) sobre uma baliza perfeita, para você nunca mais passar apuros e ainda conseguir deixar os garotos de queixo caído.
  1. Pare o carro ao lado do estacionado à frente da vaga que você quer parar;
  2. Ajuste o retrovisor que fica do lado da vaga de forma a conseguir ver o chão (assim você não vai arrebentar o roda do carro na guia).
  3. Certifique-se de que não há nenhum idiota, de carro ou á pé, atrapalhando a manobra;
  4. Dê uma volta e meia no volante para o lado da vaga (vaga à direita, volante esterçado à direita, e vice-versa);
  5. Engate a marcha ré (isso é importantíssimo!).

  6. Movimente o carro até que a roda traseira que fica do lado da vaga se aproxime uns 20 cm da guia;
  7. Pare.
  8. Dê uma volta e meia no volante para o lado contrário à vaga, ou seja, reverta seu sentido;

  9. Movimente o carro em marcha a ré até que ele se alinhe com a calçada, sempre observando o retrovisor interno e o auxiliar evitando bater no veículo parado atrás e também na guia. Utilize o retrovisor que está apontando para a guia para alinhar corretamente o carro;

  10. Caso necessário, engate a 1ª. marcha e mova um pouco o carro à frente para liberar espaço para o carro de trás sair e deixar o seu veículo em boa posição na vaga, exercendo sua cidadania.





Dicas:
  • Sempre se certifique que existe espaço para o seu veículo. Não tente colocar uma Kombi em um lugar que só cabe um fusca. Aproveite o momento em que está passando ao lado da vaga para comparar o tamanho do seu veículo com o espaço disponível.
  • Cuidado com motos estacionadas, elas entram no ponto cego do retrovisor durante a manobra, e se você der muito azar algum motoqueiro passa arranca seu retrovisor e ainda te chama de porca e gorda.
  • Se você tem engate, treine muito para evitar que seu engate arrebente o carro de trás. Pense: se fosse o seu carro, você não iria gostar, mas se for um vizinho chato ou a gostosona que insiste em dar em cima do seu bofe dê ré com vontade.
  • Caso o “flanelinha” (que normalmente nem sabe dirigir) esteja te atrapalhando, peça que ele se distancie, e diga para ele ficar sossegado, pois o “real” dele está garantido já.
  • Cuidado com as rodas. Rodas raladas são motivos de piada sempre.
  • Não tenha vergonha, treine muito, só assim você poderá fazer baliza com facilidade e precisão. Qualquer coisa desça do carro e comece a chorar ninguém consegue gritar com uma mocinha chorando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário