terça-feira, 5 de outubro de 2010

Futebol para meninas II - O impedimento

A REGRA É CLARA, ESTÁ IMPEDIDO SIM!!!
Toda vez que que você escuta essa porcaria dessa frase na Globo você viaja né?!

Pois é, essa praga do impedimento no futebol é sempre um ponto de interrogação para nós, meninas.
Nunca conseguimos entender porque geralmente quem nos explica é um homem! Mas tudo ficará mais simples, você certamente entenderá.

Como agora todas sabemos que existem mais funções além do goleiro e dos atacantes, segue a explicação de Impedimento.

Normalmente o ataque vem lá do meio do campo um atacante pega a bola e: ou vai sozinho como um louco passa por todo mundo e faz o gol ou ele lança a bola para o centro avante que está lá bem posicionado e pode fazer o gol.

Os zagueiros tem que marcar esses atacantes adversários. Então para o folgado do centro-avante não ficar lá só de boa colado no goleiro esperando a bola, existe o impedimento.

Quando tem o ataque e a bola é lançada para o atacante ou qualquer outro sortudo que estiver perto do gol, esse cara que vai receber a bola tem que estar antes do ultimo zagueiro adversário, isso mesmo, o ultimo zagueiro guerreiro antes do goleiro, se na hora do lançamento ele estiver um dedo sequer na frente do zagueiro, é impedimento. Receber a bola ele pode receber ou dominar, como dizem os mocinhos, depois do zagueiro em qualquer lugar, mas na hora do lançamento tem que estar antes.

Para facilitar o entendimento, seguem dois gráficos explicativos:


Atacante/centro-avante amarelo está impedido


Atacante/centro-avante amarelo NÃO está impedido
Reparem na importância das cores do gramado. As listras ajudam a  ver claramente quando o centro-avante está, ou não impedido.

Importante lembrar que não existe impedimento antes da linha do meio campo, nem em escanteios ou laterais, e nem quando a bola é tocada para trás.

Viram? É tão simples quanto passar batom e rímel em veículos em movimento!


Próximo post: função dos bandeirinhas e listras no gramado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário